Conheça nossos Doutores e Mestres

Veja abaixo nossa Equipe de Doutores e Mestres, prontos para fornecer os melhores conteúdos para você.


Vera Aguiar Cotrim

Formada em Filosofia pela USP e com mestrado e doutorado em História Econômica pela mesma Universidade. Pesquisadora da obra de Karl Marx e das transformações nas relações econômicas atuais pelo assalariamento do trabalho intelectual e pelo advento das patentes científicas como formas de valorização de grandes capitais monopolistas. Autora de “Trabalho produtivo em Karl Marx: velhas e novas questões” (Alameda, 2012). Atua hoje com professora de Filosofia na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul.

Renato Almeida

Mestre em Antropologia pela PUC/SP, licenciado em História e bacharel em Filosofia. Especialista em “Juventude no Mundo Contemporâneo” e pesquisador das áreas de juventude, cultura, participação e movimentos sociais de periferia. É professor das disciplinas “Antropologia” e “Classes e Movimentos Sociais” da FAPSS/SC e de “Sociologia da Juventude” no curso de pós-graduação da FAJE/MG (organizado pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude). É assessor do Instituto Paulista de Juventude – IPJ – e gestor da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Rosiran Carvalho de Freitas Montenegro

Doutoranda em Serviço Social na PUC-SP, Mestre em Serviço Social na PUC-SP, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Especialização em Gerência de Unidades Básicas de Saúde do SUS/SMS-SP pela Universidade de São Paulo. Atuou como Assistente Social por 31 anos na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, diretamente na assistência e Gestão da Atenção Básica à Saúde. Docente em Política Social, Seguridade Social, Fundamentos da Prática Profissional e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Gestão de Serviços, Atenção Básica à Saúde e Atendimento Domiciliar. Docência em Serviço Social, Saúde Pública, Políticas Sociais e prática profissional do assistente social. Pesquisa sobre políticas públicas para a pessoa idosa, especialmente aquelas em situação de dependência.
Lattes

Rosimeire Aparecida Mantovan

Assistente Social e Advogada com especialização em Direito Constitucional e Gestão da Política Pública de Assistência Social. Mestranda em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do curso de Serviço Social na FMU – São Paulo e na FAPSS – São Caetano do Sul. Servidora licenciada da Prefeitura de Santo André – SP. Atuou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, na Gerência de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e na Prefeitura Municipal de Santo André, nas áreas de Assistência Social e Assistência Judiciária, tendo exercido cargos de direção, dentre eles Diretora do Departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor, na Secretaria de Assuntos Jurídicos e Assistente de Direção do Departamento de Assistência Social, na Secretaria de Inclusão Social. Atuou como assessora no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Secretaria Nacional de Assistência Social, junto ao Departamento de Proteção Social Especial. Docente do Programa Capacita SUAS no Pará e Rio Grande do Sul e São Paulo.
 Lattes

Tânia da Costa

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP (1990), Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados de Serviço Social da PUC-SP (2012), atua como Assistente Social na Prefeitura Municipal de Diadema (1997) e como docente na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul – FAPSS-SCS (2014). Possui experiência nas áreas de proteção à criança e ao adolescente, saúde coletiva, educação permanente em saúde, serviço social da saúde, violência sexual, saúde sexual e reprodutiva, assistência e prevenção no uso de álcool e outras drogas e redução de danos à saúde, assistência e prevenção às DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, atuando principalmente nas áreas de vigilância à saúde, Controle Social na Saúde e Associativismo Civil. Na docência em Serviço Social: Seguridade Social; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (FHTM); Legislação Social; Ética em Serviço social.
Lattes

Edgar da Nóbrega Gomes

Economista, mestre em economia política e doutor em Ciências políticas.

Professor de economia em diversas disciplinas, consultor de empresas e de organizações governamentais.

Atualmente é presidente da Rumo Desenvolvimento, empresa que desenvolve ações nas áreas de educação, planejamento e gestão.

Suelma Ines de Deus Branco

Assistente Social, mestre em gerontologia social, docente e analista de desenvolvimento social da Prefeitura do Município de São Paulo.

Sonia Regina Ribeiro de Carvalho

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC SP, possui Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi Coordenadora adjunta do curso de Serviço Social de outras universidades. Desde 1998 é professora e coordena o curso de Serviço da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul., ministrando as disciplinas: Pesquisa; Movimentos Sociais e F.H.T.M . Tem experiência profissional, atuando principalmente nas seguintes áreas: serviço social, movimentos sociais e políticas sociais.