O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul visa à preparação do profissional de educação, com ampla formação pedagógica, de forma que possa contribuir para a criação de indivíduos críticos, reflexivos, participativos e solidários, capazes de exercer a cidadania de forma ética, conhecer e intervir sobre problemas e situações no campo da Educação e da Pedagogia.A promoção da ciência, da educação e da cultura, ferramentas para a transformação do meio em que vive, são condições básicas da formação profissional. O Projeto Pedagógico se destaca por ser uma referência importante e necessária para o desenvolvimento das atividades curriculares do Curso. Sua relevância encontra-se, também, respaldada pela soma de intenções acordadas e discutidas pelo corpo docente da Instituição.

O Projeto do Curso de Pedagogia, ora proposto, está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, Resolução CP/CNE 01/2006 de 15 de maio de 2006, Despacho do Diretor do DESUP/MEC, publicado em 06 de julho de 2006, e demais legislações em vigor.

Sem perder de vista as especificidades locais e regionais, no que se refere ao mercado de trabalho, e ainda, sem se desviar dos instrumentos de Avaliação Institucional, constitui-se em instrumento de referência para os processos de gestão e avaliação acadêmica.

O Curso de Pedagogia da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul foi concebido, a partir de três eixos básicos norteadores que reforçam a necessidade de sua implementação, a saber:

1 – A preocupação em sintonizar o seu projeto acadêmico com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Área, contemplando as atuais discussões presentes no meio acadêmico e educacional.

2- A necessidade social que justifica a criação do curso de Pedagogia, buscando a formação de profissionais capacitados e atualizados, com vistas a participar da qualificação da educação.

3 – O reconhecimento das possibilidades do Curso de Pedagogia, através do seu corpo docente, e do seu corpo discente, cuja inserção na Região em parcerias com as iniciativas públicas e privadas, subsidiará, através de projetos de pesquisa e extensão, a elaboração e implementação de políticas públicas de Educação com vistas à transformação da realidade local e regional. Dado o alcance e o ritmo das transformações, a sociedade tende, cada vez mais, a fundar-se no conhecimento, razão pela qual a educação superior e a investigação constituem parte fundamental no desenvolvimento sócio-cultural, socioeconômico e ecologicamente sustentável dos indivíduos, das comunidades e das nações.
Em Breve
Em Breve.
Recentemente, o curso de Pedagogia em âmbito nacional enfrentou a exigência de se impor quanto a sua natureza ontológica, epistemológica e pedagógica. Este desafio se afirmou em um momento em que a conjuntura político-institucional e educacional não era favorável à consolidação de sua identidade enquanto curso de graduação com o foco centrado na formação docente para o campo da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O Curso de Pedagogia - historicamente consagrado de formação docente - encontra-se na centralidade do debate educacional. Este cenário controvertido e polêmico tem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN/1996) a expressão mais legítima do conjunto de reformas desencadeadas no campo educacional, de modo geral, e no da formação de professores, em particular, quando formula os tipos e modalidades dos cursos de formação inicial de professores e sua localização institucional.

As atuais Diretrizes apresentam o Curso de Licenciatura em Pedagogia destinando-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos; onde as atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

As políticas de qualificação docente imprimem um ritmo acelerado neste processo de formação de profissionais. O Projeto Pedagógico que ora se apresenta objetiva o desenvolvimento de um conjunto de ações que contemplam a definição e identidade do Curso, bem como reflexões e proposições que consideram seu estágio de implantação curricular, num cenário repleto de incertezas e controvérsias.

O Projeto Pedagógico contempla ações que dimensionam o curso no âmbito regional e o significado que ocupa como um dos espaços privilegiados de formação de profissionais que atuam e irão atuar nas redes públicas e particulares.

Quanto ao mercado de trabalho para o Gestor Escolar, tanto a rede pública quanto a rede privada adotam estruturas de funcionamento que requerem profissionais de administração escolar qualificados e capacitados para o exercício de funções de diretoria, de coordenadores pedagógicos, assistentes de direção, encarregados de diversos setores, existentes tanto em unidades escolares como em diversos órgãos do sistema de ensino.

O cargo de diretor de escola, de acordo coma LDB, tem o seu provimento condicionado à conclusão do curso de graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar ou à conclusão do curso de aperfeiçoamento em Gestão Escolar, aos portadores de licenciatura plena. A designação para o cargo pela autoridade competente, em caso de escola pública, ou contratação pela entidade mantenedora, fazse mediante critérios próprios, em se tratando de escola privada.
Constitui-se mercado de trabalho para o egresso do Curso de Pedagogia:

• Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas da Formação Pedagógica do profissional docente.
• Gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e populares.
• Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
• Outras áreas emergentes do campo educacional.
Em Breve.
Em Breve.
Autorizado pela Portaria SERES/MEC n° 334 publicada em 06/05/2015
Botão-Download-1
Em Breve informações da Coordenadora do Curso de pedagogia - Profa. Vera Lucia Troiano Bognar.
Código Disciplina Semestre Carga Horária
SSPED01 Língua Portuguesa / Leitura e Produção de Textos 1° Semestre 60
SSPED02 Teoria Sociológica / Sociologia da Educação 1° Semestre 60
SSPED03 Psicologia Geral / Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 1° Semestre 72
PED04 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 1° Semestre 60
PED05 História da Educação Brasileira 1° Semestre 60
PED06 Filosofia da Educação 2° Semestre 60
PED07 Formação Pedagógica do Educador Infantil 2° Semestre 60
PED08 Tecnologia em Educação: Linguagem e Outros Códigos 2° Semestre 60
PED09 Didática: Competências e Habilidades Docentes 2° Semestre 60
PED10 Política Educacional e Organização da Educação Brasileira 2° Semestre 60
PED11 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 2° Semestre 36
PED12 Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos 3° Semestre 60
PED13 Arte e Linguagem 3° Semestre 60
PED14 História da Infância e Multiculturalismo 3° Semestre 60
PED15 Corpo, Movimento e Lazer 3° Semestre 60
PED16 Antropologia: Realidade Brasileira e Diversidade Étnico-Racial 3° Semestre 60
PED17 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III 3° Semestre 18
PED18 Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da Língua Portuguesa 4° Semestre 60
PED19 Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da Matemática 4° Semestre 60
PED20 Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos das Ciências Naturais 4° Semestre 60
PED21 Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos das Ciências Sociais 4° Semestre 60
PED22 Artes Cênicas, Literatura Infanto-Juvenil, Educação e Ludicidade 4° Semestre 60
PED23 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV 4° Semestre 18
PED24 Currículo e Avaliação da Aprendizagem 5° Semestre 60
PED25 Dificuldades na Aprendizagem 5° Semestre 60
PED26 Educação de Jovens e Adultos 5° Semestre 60
PED27 Metodologia da Alfabetização 5° Semestre 60
PED28 Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 5° Semestre 60
PED29 Educação, Meio Ambiente e Ecologia 5° Semestre 60
PED30 Estágio Supervisionado I – Educação Infantil 5° Semestre 100
PED31 Atividades Acadêmico-Científico- Culturais V 5° Semestre 18
PED32 Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio: Modalidade Normal e Educação Profissional 6° Semestre 60
PED33 Educação Especial 6° Semestre 60
PED34 Pedagogia em Instituições não Escolares 6° Semestre 60
PED35 Ética e Educação 6° Semestre 40
PED36 Projetos Integrados da Prática Docente: Literatura Infantil 6° Semestre 40
PED37 Trabalho de Conclusão de Curso I 6° Semestre 40
PED38 Optativa I 6° Semestre 40
PED39 Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6° Semestre 100
PED40 Atividade Acadêmico-Científico- Culturais VI 6° Semestre 18
PED41 Cultura Organizacional nas Escolas 7° Semestre 40
PED42 Princípios e Métodos da Gestão Educacional 7° Semestre 60
PED43 Elaboração e Gestão de Projetos Educativos I 7° Semestre 60
PED44 Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar 7° Semestre 40
PED45 Trabalho de Conclusão de Curso II 7° Semestre 60
PED46 Optativa II 7° Semestre 60
PED47 Estágio Supervisionado III – Gestão Escolar 7° Semestre 100
PED48 Princípios e Métodos da Administração e Supervisão da Educação 8° Semestre 60
PED49 Elaboração e Gestão de Projetos Educativos II 8° Semestre 60
PED50 Estrutura e Política Educacional 8° Semestre 60
PED51 Trabalho de Conclusão de Curso III 8° Semestre 60
PED52 Educação Escolar Indígina e Quilombola 8° Semestre 60
PED53 Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar 8° Semestre 100

Inscreva-se para o Curso de Pedagogia

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório)

Telefone (Obrigatório)

Curso (Obrigatório)