O Serviço Social é uma profissão de natureza interventiva que atua nas expressões da questão social – seja essa a desigualdade social, econômica e cultural – formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, junto a instituições públicas, empresas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, desenvolvendo ações de implementação, gestão e planejamento, assessoria e consultoria. Para isso, a formação do assistente social, deve ser competente em sua área de desempenho, com habilidades para inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho, alinhado, diretamente, com o Código de Ética Profissional. Trata-se de uma profissão que tem sua intervenção direcionada pelos princípios éticos políticos na direção de afirmar direitos sociais, a fim de conquistar uma sociedade mais justa e igualitária.
Formar Assistentes Sociais capacitados para a produção de pesquisas sobre a realidade social e para a elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais, planos, programas ou projetos junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas, entidades e organizações populares.
O curso se justifica por proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de competências técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético políticas que os conduzam a uma visão integrada das Ciências que respaldam o Serviço Social, propiciando uma intervenção profissional capaz de provocar alterações importantes na realidade hoje apresentada. Reafirmamos o compromisso com o processo de formação profissional destacando a qualidade do ensino, a fidelidade com o referencial teórico-crítico e o verdadeiro reconhecimento das demandas postas pelo mundo contemporâneo, tendo como foco central o compromisso ético-político da profissão. O eixo do trabalho profissional é a Questão Social, núcleo fundante e base primordial do processo de formação profissional.
O profissional assistente social possui um amplo mercado de atuação, tanto junto a órgãos públicos, como privados, organizações não governamentais (ONGS), hospitais, creches, universidades, entre outros.
O Curso de Serviço Social da FAPSS, possui em sua matriz curricular o Estágio Curricular Supervisionado presencial, com carga horária de 450 horas e Trabalho de conclusão de curso. O curso segue as Diretrizes Curriculares e estão de acordo com as determinações do MEC. A formação do corpo docente são mestres e doutores.
O presente Projeto Político-Pedagógico (PPP), do curso de Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul, foi elaborado a partir das Diretrizes Curriculares de ABEPSS, que norteiam o ensino e a formação do Assistente Social, de leitura e reflexão de produções teóricas do Serviço Social, com o objetivo de garantir a qualidade da formação profissional, assegurando o compromisso profissional com a cidadania, direitos sociais, justiça e equidade social.
Em Breve.
Portaria nº 74.349, 01 de Agosto de 1974
Em breve.
Profa. Sônia Regina Ribeiro de Carvalho

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC SP em 2007;mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1979). Foi Coordenadora adjunta do curso de Serviço Social da Universidade Nove de Julho-UNINOVE., de outubro de 2009 a junho de 2012. Durante o período de 1998 a 2010 ,foi coordenadora e professora da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul, no período de 1998 a 2009. Docente da Faculdade Paulista de Serviço social de São Caetano do Sul, ministrando as disciplinas: Pesquisa; Movimentos Sociais e F.H. T.M . Atualmente coordena o referido curso. Tem experiência profissional, atuando principalmente nas seguintes áreas: serviço social, movimentos sociais e políticas sociais.

Inscreva-se para o Curso de Gestão de Serviço Social

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório)

Telefone (Obrigatório)

Curso (Obrigatório)