O curso presencial de Especialização Lato Sensu em Saúde Mental e Psiquiatria visa além da especialização das técnicas de abordagem, que nossos alunos atuem com uma visão humanizada, interdisciplinar. Nosso objetivo e o desenvolvimento da qualidade no atendimento, excelência nos resultados e competência para discutir os princípios gerais e biopsicossociais que fundamentam a prática na área da psiquiatria e saúde mental. Com um corpo docente de excelência especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação, metodologia de ensino e uma matriz curricular reconhecida pelo mercado de trabalho
Profissionais com curso de graduação nas diversas áreas da saúde tais como: ciência humana ou social, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, antropólogos, sociólogos e/ou trabalhadores de nível superior de caps ou outro dispositivo de atenção psicossocial.
Carga Horária: 420 h
Duração: 12 meses
Horários: das 09h00 às 16h00 (Sábado) | Encontros mensais
01 cópia autenticada do diploma ou cópia simples;
01 cópia do histórico escolar do ensino superior;
01 cópia do RG;
01 cópia do CPF;
01 cópia da certidão de nascimento ou casamento;
01 cópia do comprovante de endereço com CEP;
02 fotos 3 x 4
Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, expedido pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano. Credenciamento MEC nº 71516 de 12/12/1972
MATRIZ CURRICULAR
Saúde Mental, Políticas Pública e Coletiva
Correntes em Psicopatologia I
Correntes em Psicopatologia II
Metodologia da Pesquisa Cientifica
Reforma Psiquiátrica; Bioética em Saúde Mental e Psiquiatria
A Organização da Atenção em Saúde Mental no Brasil
Psicopatologia I: Transtornos Específicos nas Diferentes Fases do Desenvolvimento Humano e Transtornos de Personalidade.
Psicopatologia II: Transtornos Psicóticos Esquizofrenia e Psicoses.
Psicopatologia III: Transtornos do Humor e da Ansiedade.
Conceitos Gerais de Neurobiologia e a neurobiologia nas dependências química e drogas licitas e Ilícitas, fatores de risco e vulnerabilidade.
Emergências Psiquiátricas, Manejo da Crise, Eletroconvulsoterapia e Transtorno Psicótico.
Psicofarmacologia Aplicada a Psiquiatria.